terça-feira, 9 de abril de 2013

As transformações artísticas na virada do século XIX - XX: Virada do século XIX – XX:



       Primeiras rupturas : realismo, impressionismo, pós-impressionismo e simbolismo.
       Rupturas radicais: fauvismo, expressionismo alemão, futurismo, cubismo, neoplasticismo, suprematismo, construtivismo, dadá e surrealismo.
Os artistas elegiam a imaginação, as preocupações e as experiências individuais como fonte da arte, desta maneira, a arte se afastava gradualmente de qualquer pretensão de retratar a natureza, seguindo na direção da pura abstração, em que dominam a forma, as linhas e as cores.


FAUVISMO/FOVISMO (Les Fauves – As Feras)

Local: Paris (1904-1907)
Artistas: Henri Matisse, André Derain, Maurice Vlaminck, Raul Dufy, Albert Marquet, Van Dongen, Georges Rouault, entre outros.

Principais características:
        Uso de cores intensas e fortes (muitas vezes sem definição de linhas) para criar as formas. As cores (puras) eram agora o motivo de experimentação dos artistas que queriam transportar as sensações para a tela com o máximo de explosão e brutalidade. A pintura tornou-se para os fovistas, uma maneira de desencadear na tela a violência das próprias emoções.
        Liberação das mesmas de seu uso tradicional, rompendo com a referência direta à aparência real dos objetos.
       Elementos de arte não-européia: a escultura africana (referência para Vlaminck, Derain e Matisse que, inclusive as colecionava) e a cerâmica e têxteis da Argélia (referência para Matisse pelas cores brilhantes e saturadas e padrões vigorosos e pronunciados).

Expressionismo alemão
Local: Alemanha
Artistas: Ernst Ludwig Kirchner, Erich Heckel, Karl Schmidt-Rottluff, Emil Nolde, do grupo Die Brücke (A Ponte, de Dresden, 1905-1913). Wassily Kandinsky, Paul Klee, Franz Marc e August Macke, do grupo Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul, Munique, 1912 a 1914).


Principais características:

-Die Brücke
Uso das cores berrantes e formas violentamente distorcidas para expressar fortes sentimentos a respeito do sofrimento humano, da pobreza, violência e paixão. Evitavam qualquer detalhe que sugerisse beleza e chocavam o burguês em sua complacência real e imaginada.

Der Blaue Reiter:
Experimentação da cor para despertar a emoção independentemente do tema.
Dá o primeiro passo para o abandono de toda e qualquer referência à realidade reconhecível, em outras palavras, a arte abstrata ou não-figurativa.
IMPORTANTE: a admissão da personalidade do artista como fator determinante do caráter de uma obra de arte (o individualismo moderno).

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